sábado, 16 de outubro de 2010

O atendimento e o relacionamento com clientes em Marketing

Ter a capacidade de ofertar um produto ou serviço de melhor qualidade que os concorrentes é um exercício que exige determinação, dedicação e disciplina, mas que não cabe somente à organização em si, mas a cada colaborador.

O contato com clientes existe para que as relações humanas tragam benefícios para ambos, o que aponta para um treinamento de vendedores que trabalhe a ética, o respeito e a atenção que deve ser dada ao consumidor, pois a empresa depende do cliente e não o contrário.

Diante do relacionamento que pode, ou não, se tornar presente é provável que algumas empresas façam com que as equipes de vendas façam um treinamento onde as técnicas serão demonstradas, e então transformam cada vendedor em uma máquina que executa a tarefa de vendas, mas nem se dá conta que do outro lado há uma pessoa.

O relacionamento com pessoas pode ser muito mais do que uma simples venda, a não ser que a empresa só enxergue o curto prazo e que acredite que se não vender para aquele cliente naquele exato momento perderá dinheiro.

Talvez seja necessário que a empresa tenha que se adaptar ao mercado, descobrir que se o cliente não encontrou o produto desejado hoje, poderá voltar se as portas forem abertas naquela hora do atendimento, e isto exige uma percepção muito maior do que uma comissão ou venda.

Como os clientes possuem muito mais informações hoje o vendedor passa a ser um consultor quando o consumidor entra em uma loja, e isto pode se tornar um novo desafio, pois ao escolher, juntamente com o cliente, o melhor produto para o consumidor o vendedor terá feito o que muito deixam de fazer diariamente, prestar atenção no foco do cliente.

Os desejos se modificam com o passar dos anos, o atendimento deve evoluir para que o cliente possa desfrutar de um relacionamento, mesmo que momentâneo, excelente, pois nenhuma pessoa retornará ao ponto de venda onde não foi bem atendido, mesmo que tenha encontrado o produto que procurava.

A melhor solução é trazer o vendedor para uma realidade onde o cliente é uma pessoa, não apenas uma soma em dinheiro que representa sua comissão, mas ainda assim existem empresas que preferem enxergar o cliente como uma solução pontual, ao invés de optar por alongar um relacionamento onde todos acabam por ganhar.

Então fica claro que a humanização das empresas passa a ser um dos pontos-chave que permitem a continuidade de suas atividades no mercado, o relacionamento com o consumidor não é uma forma de vender, mas de satisfazer desejos, até mesmo quando o produto desejado pelo cliente esteja em uma loja concorrente, o que exige visão de futuro.
A grande maioria dos clientes retorna a uma mesma loja quando são bem atendidos, mesmo que no primeiro momento não encontrem um produto desejado, e, desta forma, podem iniciar um relacionamento tão longo quanto o imaginado, mas que apenas um seleto grupo de empresas sabe o quanto é importante para a sua vida no mercado.

Rafael Mauricio Menshhein

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